Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Cereja representa mais de 20 milhões de euros por ano na economia

A cereja do Fundão e os produtos criados com esta matéria-prima representam mais de 20 milhões de euros por ano na economia local, revelou hoje o presidente da autarquia, defendendo a necessidade de valorização dos produtores agrícolas.

Cereja representa mais de 20 milhões de euros por ano na economia
Notícias ao Minuto

20:22 - 22/05/15 por Lusa

Economia Fundão

Na apresentação da campanha de promoção da cereja para 2015, em Lisboa, o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, afirmou que o maior desafio é "dar o máximo de valor aos produtores", referindo que em 2014 o preço que lhes foi pago bateu "o recorde absoluto".

"No ano passado, estivemos muito perto de pagar dois euros em média ao produtor por quilo de cereja", disse o autarca, acrescentando que o trabalho de promoção deste produto local está a potenciar o valor pago para a economia local.

Existem cerca de 300 produtores de cereja no Fundão, distrito de Castelo Branco, que dão emprego direto, durante a época da cereja, a perto de duas mil pessoas, disse o presidente Paulo Fernandes.

Por ano, o concelho colhe "perto de seis mil toneladas de cereja", o que equivale a mais de 50% da cereja nacional.

"A economia da cereja é já muito mais do que vender quilos de cereja", frisou o autarca, esclarecendo que "vale mais de 20 milhões por ano".

Num concelho com perto de 28 mil pessoas, "é um valor muito significativo", admitiu o presidente da Câmara do Fundão.

De acordo com Paulo Fernandes, "a cereja deixou de ser um produto sazonal", existindo, atualmente, perto de 30 produtos confecionados com a cereja do Fundão, desde gelado, bombom de gelado, chocolates, pastéis, iogurte, bola de berlim com creme de cereja, barras energéticas, chás ou perfumes.

Este ano, a cereja do Fundão vai estar à venda em várias praias portuguesas da zona de Lisboa, na linha de Cascais e no Algarve, durante o período de verão, com um carrinho de venda de cereja fresca.

Segundo o autarca, a ideia é vender a cereja gelada e mostrar que este é um produto que combina na perfeição com o calor e a praia.

A autarquia voltará ainda a promover mais uma edição da Rota Gastronómica da Cereja do Fundão em Lisboa, que passará por dezenas dos melhores e mais prestigiados restaurantes e bares da capital.

A presença em eventos também está agendada, nomeadamente na Feira Nacional de Agricultura de Santarém ou na celebração do Dia Mundial da Criança, a realizar no dia 08 de junho, no Portugal dos Pequenitos.

A nível local, volta a realizar-se, entre os dias 12 e 14 de junho, a já tradicional Festa da Cereja, que todos os anos atrai milhares de visitantes até ao concelho.

Em termos globais, a campanha de promoção de cereja tem um orçamento entre os 40 a 50 mil euros, o que o autarca classificou como "melhor investimento anual do município do Fundão".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório