Gripe das aves triplicou preço de ovos nos Estados Unidos

Doença está a matar milhões de animais. Menor produção provocou subida histórica nos custos para o consumidor.

Milhares de animais abatidos em nova estirpe de gripe das aves

© Reuters

Notícias Ao Minuto
22/05/2015 06:55 ‧ 22/05/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Aumento

Os Estados Unidos estão a viver o pior surto de gripe das aves em toda a história do país. A população de galinhas e perus está a ser devastada pela doença, tendo já morrido cerca de 39 milhões de aves.

Segundo o Wall Street Journal, cerca de 10% da produção de ovos norte-americana desapareceu, o que está a provocar um aumento histórico no preço. Os restaurantes estão já a pagar três vezes mais pelos ovos do que há um mês.

Para os consumidores, a realidade não é tão ‘negra’, registando-se um aumento de ‘apenas’ 85% nos preços.

O governo norte-americano já disponibilizou ajudas aos criadores de aves, num pacote de apoio estimado em cerca de 359 milhões de euros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas