Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

CaixaBank vai redistribuir 750 trabalhadores em excesso

O banco catalão CaixaBank espera concluir dentro de um mês e meio um processo de redistribuição de 750 trabalhadores do grupo, considerados excedentários em determinadas zonas de Espanha, mas que pode culminar num processo de rescisões.

CaixaBank vai redistribuir 750 trabalhadores em excesso
Notícias ao Minuto

17:11 - 18/05/15 por Lusa

Economia Quadro

Fonte oficial do CaixaBank disse à agência Lusa que o objetivo é chegar a um acordo com os sindicatos e proceder ao ajuste através de "medidas não traumáticas". Ou seja, pretende chegar a acordo com os trabalhadores para iniciar processos de pré-reforma e de mobilidade geográfica, mas poderá ter de chegar a acordos de rescisão de contrato (então já num processo de despedimento coletivo).

O CaixaBank tem atualmente um quadro de 33.580 empregados em toda a Espanha e a última vez que procedeu a um processo de rescisões foi em 2013, envolvendo 2.600 trabalhadores.

A mesma fonte do banco catalão sublinhou que a entidade visa redistribuir trabalhadores de zonas onde há excedente para zonas onde faltam. No entanto, admitiu que a medida tem igualmente como objetivo "uma redução de custos" com salários. Até ao final de 2015, acrescentou a fonte, o CaixaBank vai contratar 700 novos funcionários.

O plano de pré-reformas em vigor prevê que os trabalhadores do CaixaBank possam aceder a este regime a partir dos 58 anos.

O processo passará agora por uma negociação com os sindicatos e o banco espera tê-la concluído "em mês e meio, ou seja, julho".

O CaixaBank é um dos maiores bancos de Espanha (em clientes e distribuição de agências) e principal acionista do português BPI, sobre o qual lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório