Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Empresas terão acesso a vales para descontar em consultoria

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDR-N) vai emitir vales de serviços especializados e consultoria que poderão ser usados pelas micro e PME da região que queiram inovar junto de entidades acreditadas no âmbito do Norte 2020.

Empresas terão acesso a vales para descontar em consultoria
Notícias ao Minuto

18:05 - 14/05/15 por Lusa

Economia CCDR-N

O processo de acreditação das entidades que poderão ajudar as PME do Norte a crescer já arrancou dia 08 de maio e visa selecionar aquelas que se mostrarem competentes para prestarem serviços nas áreas da investigação e desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo, internacionalização e inovação.

Após a acreditação das entidades prestadoras dos serviços, será aberto um concurso para as empresas se candidatarem aos vales com os quais poderão "pagar" a ajuda dada para a criação de novos planos de negócio, desenvolvimento de estratégias para internacionalização, ou até para um novo produto.

Segundo a página na internet da CCDR-N destinada ao Norte 2020, os vales "consistem em projetos simplificados para a aquisição de serviços de consultoria", correspondendo a um "instrumento de financiamento dirigido às empresas que será lançado pelos programas do Portugal 2020, em particular o NORTE 2020".

O processo de acreditação "decorre em contínuo" e "prevê a constituição de uma bolsa de instituições com reconhecido mérito na prestação de serviços" associados ao arranque de empresas, prospeção de mercado, assistência tecnológica, transferência de conhecimentos, economia digital, propriedade intelectual e industrial, ensaios e certificação.

No âmbito do anterior quadro comunitário de apoio 2007-2013 os vales financeiros para inovação e desenvolvimento tecnológico correspondiam a uma quantia de 25 mil euros tendo sido atribuídos, entre 2008 e 2009, a 95 micro e PME da região Norte, num investimento de 2,9 milhões de euros.

Para o programa operacional que terminou ON.2 foram selecionadas entidades científicas e tecnológicas para prestarem consultoria à troca do vale, de entre as quais os institutos politécnicos de Bragança, Visei, Viana e Porto, diversas universidades, o INEGI (Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial), o CTCV (Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro), o INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) do Porto, Tecminho, CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) e AEP (Associação Empresarial de Portugal).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório