Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Rating de Cabo Verde em B/B mostra a "resiliência" da economia

O primeiro-ministro cabo-verdiano considerou hoje que a manutenção por parte da agência Standard & Poors do "rating" de Cabo Verde em B/B, com uma perspetiva de crescimento do PIB real, mostra a resiliência da economia do país.

Rating de Cabo Verde em B/B mostra a "resiliência" da economia
Notícias ao Minuto

16:58 - 05/05/15 por Lusa

Economia José Maria Neves

"Eu acho que este indicador da Standard & Poors mostra claramente a resiliência da economia cabo-verdiana. Estamos a resistir à crise e estamos a conseguir ainda assim crescer", comentou José Maria Neves durante a inauguração do Aterro Sanitário da ilha de Santiago, obra financiada pela União Europeia em 6,5 milhões de euros.

Segunda-feira, o Ministério das Finanças cabo-verdiano, tutelado por Cristina Duarte, revelou o mais recente relatório da agência de "rating" Standard & Poors, que manteve a classificação do país em B/B a longo e curto prazo e com uma perspetiva de crescimento do PIB real do país.

Em reação, o primeiro-ministro salientou que os indicadores são importantes para mostrar que Cabo Verde está num "bom caminho", está a recuperar "lentamente" da crise e a ter um crescimento de mais de dois por cento (2,7% em 2014, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estatísticas (INE)).

A oposição cabo-verdiana critica, entretanto, a taxa média de 1% nos últimos seis anos e considera o ritmo de crescimento de Cabo Verde muito inferior ao da África Subsariana (5%), da CEDEAO (7%) e dos pequenos estados insulares (5%), mas José Maria Neves pediu a valorização conjunta do crescimento.

José Maria Neves desvalorizou o facto de a S&P rever de 2% para 1% a estimativa para 2014 feita na última revisão e de o INE estimar em 2,7% para 2014, indicando que há muitos organismos que fazem previsões e que o importante é o país trabalhar para o crescimento.

A agência, contudo, antevê um crescimento do PIB real médio de 3,5% entre 2015 e 2018.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório