Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Perspetiva negativa para quatro maiores bancos gregos mantém-se

A agência de 'rating' Standard & Poor's (S&P) mantém a perspetiva negativa para os quatro principais bancos gregos, devido ao risco de entrarem em bancarrota se o país não conseguir financiamento dos parceiros europeus.

Perspetiva negativa para quatro maiores bancos gregos mantém-se
Notícias ao Minuto

12:52 - 21/04/15 por Lusa

Economia S&P

A S&P mantém a notação do crédito dos quatro principais bancos gregos - Alpha Bank, Eurobank, Banco Nacional da Grécia e Banco do Pireo - em 'CCC+', com perspetiva negativa.

"Sem apoio das autoridades europeias, consideramos que a queda destes bancos parece inevitável nos próximos seis meses, se antes não houver mudanças favoráveis significativas nas circunstâncias destes bancos", refere a S&P num comunicado hoje publicado.

A 15 de abril deste ano a agência tinha baixado a notação do crédito da dívida da Grécia de 'B-' para 'CCC+' devido à incerteza resultante das negociações com os credores do país sobre o desbloqueio do financiamento.

A agência precisa que as perspetivas são negativas devido ao sentimento de incerteza dos investidores provocado pelo prolongamento das negociações entre o Governo de Alexis Tsipras e os credores oficiais.

A agência também estimou que a economia grega se contraiu cerca de 1% nos últimos seis meses e sublinhou que as perspetivas de crescimento para este ano são "altamente incertas".

Acresce ainda o facto de que os bancos gregos estão a ser sujeitos a mais pressões por falta de liquidez, e as saídas de capitais, que começaram em dezembro do ano passado, continuaram em março e princípios de abril, adianta o comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório