Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Quase 95 mil empresas 'apanhadas' com irregularidades

Irregularidades e divergências de faturas foram detetadas em quase o dobro das empresas quando comparado com o primeiro trimestre do ano passado. Números são explicados com aumento de faturas emitidas.

Quase 95 mil empresas 'apanhadas' com irregularidades
Notícias ao Minuto

08:35 - 19/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Faturas

Das 1 062 782 empresas não financeiras em Portugal foram 'apanhadas' pelo Fisco 94 mil com irregularidades apenas este trimestre, quase o dobro do que aconteceu no ano passado, com uma média de 59 mil por trimestre.

Face a estes números o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, justificou este aumento ao Jornal de Notícias com a reforma do IRS, que resultou numa maior emissão e introdução de faturas pelos consumidores no Portal das Finanças.

“Este aumento evidencia o grau de adesão dos consumidores ao sistema, bem como os efeitos da entrada em vigor da reforma do IRS,” esclareceu Paulo Núncio.

Só em janeiro a Autoridade Tributária e Aduaneira recebeu 386,2 milhões de faturas, mais 1,5% do que em janeiro do ano passado e mais 29,6% do que em 2013.

As irregularidades mais comuns detetadas pelo Fisco acabam por ser as comunicações de faturas, pedidos de reembolso de IVA de valor mais elevado que o permitido ou até a não declaração integral do imposto liquidado. Após notificação as empresas terão oportunidade para regularizar a situação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório