Relatório apresentado, protestos na rua. E agora?

Centenas de clientes lesados pela compra de papel comercial do BES manifestam-se pelo país. Relatório preliminar da comissão de inquérito foi hoje conhecido.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
16/04/2015 13:50 ‧ 16/04/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Caso BES

No dia em que foi apresentado no Parlamento o relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito à gestão do Banco Espírito Santo (BES) e do Grupo Espírito Santo (GES), multiplicaram-se pelo país manifestações de clientes que se dizem lesados no seguimento do colapso do banco.

Uma das conclusões do documento aponta para a necessidade de um consenso entre os supervisores, o Novo Banco e o BES ('banco mau') para viabilizar soluções de reembolso aos lesados do papel comercial. Contudo, ainda não há uma decisão tomada a este respeito.

Sem acordo e perante a falta de entendimento entre a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e o Banco de Portugal (BdP), centenas de clientes têm-se juntado em várias cidades do país, exigindo ser ressarcidos.

No Porto, mais de meia centena de clientes concentrou-se na Avenida dos Aliados, em frente às instalações do Novo Banco. Os protestantes passaram ainda por balcões de bancos candidatos à compra da instituição bancária, como é o caso do Santander.

Gritos de descontentamento fizeram-se ouvir também no Rossio, Lisboa. O reembolso “é a única coisa justa”, entendem os clientes do antigo BES. Os manifestantes desceram em direção ao Terreiro do Paço e estão agora junto às instalações do Novo Banco, no final da rua Augusta.

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) organizou ainda uma ação de protesto nas Caldas da Rainha, que levou a que a estrada fosse cortada junto à agência do Novo Banco, na Praça 25 de Abril.

Relatório preliminar: As conclusões

Numa exposição que durou uma hora, o deputado relator, Pedro Saraiva (PSD), indicou aquelas que são as conclusões de longos meses de audições.

O documento indica ser "provável" que Ricardo Salgado tenha "estado envolvido na ocultação de contas da Espírito Santo International (ESI) desde 2008" e que a colaboração e articulação entre os supervisores ficaram "aquém do desejável" em todo o processo.

Além disso, a investigação sugere que os antigos presidentes da Portugal Telecom (PT) Henrique Granadeiro e Zeinal Bava sabiam dos investimentos da operadora no GES.

Até ao dia 23, serão apresentadas as propostas de alteração dos partidos ao relatório preliminar. O texto final terá de estar pronto a 29 de abril.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas