Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Taxas e taxinhas no Porto? Pires de Lima não comenta

O episódio das taxas e taxinhas ficou marcado para a maioria dos portugueses. Pires de Lima comentava no Parlamento a vontade expressa por António Costa de criar taxas turísticas em Lisboa. Esta segunda-feira, não quis comentar a possibilidade destes ‘impostos’ virem a ser criados no Porto.

Taxas e taxinhas no Porto? Pires de Lima não comenta
Notícias ao Minuto

21:34 - 13/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Ministro da Economia

Rui Moreira, em entrevista ao Jornal de Notícias, refere esta segunda-feira que a possibilidade de se criar no Porto taxas turísticas a ser pagas nos hotéis portuenses. Pires de Lima, que caricaturou a criação destas e de outras taxas em Lisboa, porém, desta feita, não quis comentar esta intenção do autarca do Porto.

À pergunta sobre se a posição de Rui Moreira não lhe merece comentário, o ministro da Economia é perentório: "Não é não merecer comentário. É não o quero fazer".

Relembre-se que Rui Moreira condicionou, contudo, a aplicação do imposto turístico ao retorno que terá em Lisboa, a partir de janeiro, altura em que as dormidas de turistas nos hotéis da cidade começam a ser taxadas.

"O Porto é um destino turístico ainda jovem e frágil, razão porque equacionar a ideia de taxar as dormidas é perigosa, correndo-se o risco de estar a matar à nascença um possível galinha dos ovos de ouro", sustenta o presidente executivo da APHORT, António Condé Pinto, em declarações citadas pelo Expresso.

Ouvido pelo Expresso, fonte autárquica refere não perceber tanta polémica em torno das declarações de Rui Moreira, até porque o autarca já se tinha referido sobre este tema "publicamente e em assembleia municipal de novembro sobre a questão das taxas turísticas, [e] tal como agora, referiu que é preciso prudência na aplicação deste tipo de imposto e que a sua aplicação no Porto estaria dependente de um estudo de impacto económico sobre a introdução das mesmas em Lisboa".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório