Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"Combustíveis simples e low-cost não são sinónimos"

Lei que estabelece obrigatoriedade de gasolineiras venderem combustíveis não aditivados entra em vigor já esta quinta-feira, mas parecem subsistir dúvidas relativamente a este tipo de combustíveis e os low-cost.

"Combustíveis simples e low-cost não são sinónimos"
Notícias ao Minuto

19:32 - 13/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia APETRO

A APETRO veio esta segunda-feira esclarecer a diferença entre o que são os combustíveis simples, que esta quinta-feira passarão a ser vendidos em todas as gasolineiras, e os low cost.

Num esclarecimento reeditado, a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO) refere que os “combustíveis simples e low-cost não são sinónimos”, pelo que consideram os responsáveis desta entidade que é importante não criar “falsas expetativas”.

O conceito low-cost, refere a APETRO, resulta de um "somatório das economias obtidas nos custos de exploração de um posto de abastecimento", também ele low-cost, o que "associado ao elevado volume de vendas" possibilita "uma redução significativa dos custos de operação", como acontece com as companhias aéreas de baixo custo.

A lei que agora entrará em vigor determina, por seu lado, que todos os postos passem a comercializar apenas gasolina sem qualquer aditivo, não se impondo qualquer condição relativamente ao preço praticado.

A APETRO afirma que "não é possível (...) nos postos de abastecimento convencionais, conseguir reduções do preço de venda ao público, semelhantes aos apresentados pelo low-cost", uma vez que se altera apenas "um dos fatores de redução dos custos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório