Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

BES nega crimes de mercado

O Ministério Público admite indícios de prática de crimes de mercado por parte do BES, nomeadamente abuso de informação privilegiada (insider trading) e manipulação de preços, numa operação de compra e venda de acções da EDP Renováveis, que teve lugar há quatro anos. No entanto, fontes do banco negam ao semanário Sol estas infracções.

BES nega crimes de mercado
Notícias ao Minuto

06:43 - 18/01/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Bancos

Ao Sol, fontes do banco BES manifestaram “surpresa” e “estranheza” com a notificação da CMVM ao Ministério Público, porque quando, em Março de 2012, o regulador dos mercados financeiros começou a recolher informações sobre suspeitas de crimes de mercado, “todas foram dadas, no sentido do esclarecimento cabal”.

“De acordo com a investigação interna, (…), todas as operações identificadas inscrevem-se na normal gestão de carteiras de valores mobiliários sendo demonstrável a natureza transparente das mesmas”, reforçam as mesmas fontes.

Recorde-se que, na sequência de uma investigação, desencadeada durante cerca de quatro anos, a CMVM recolheu indícios de que no BES podem ter sido cometidos crimes de mercado, entre os quais abuso de informação privilegiada (insider trading) e manipulação de preços de mercado.

Em causa está uma operação de compra de títulos da EDP Renováveis, em Janeiro de 2008, entre o BES e a seguradora BES Vida, e que envolve altos responsáveis do Banco Espírito Santos (BES).

Na iminência do processo prescrever, o Ministério Público constituiu, entretanto, vários arguidos, sendo José Maria Ricciardi (presidente do BESI) um deles, entre outros membros da direcção financeira do banco.

No entanto, o BES rejeita qualquer prática irregular e considera mesmo que não há razões para qualquer demissão, nomeadamente dos responsáveis que foram constituídos arguidos.

O semanário tentou obter esclarecimentos sobre o caso por parte da CMVM, Ministério Público e Banco de Portugal, mas sem sucesso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório