Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Hotel de Turismo da Guarda vendido em hasta pública

A Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) anunciou hoje que vai vender, em hasta pública, no dia 30 de abril, o antigo edifício do Hotel de Turismo da Guarda, pelo valor de 1,7 milhões de euros.

Hotel de Turismo da Guarda vendido em hasta pública
Notícias ao Minuto

20:58 - 02/04/15 por Lusa

Economia DGTF

Segundo o anúncio publicado na página da DGTF na Internet, a hasta pública será realizada nas suas instalações, em Lisboa, a partir das 10:00.

Os interessados podem apresentar propostas até às 16:00 do dia útil anterior ao da praça, é também indicado na mensagem.

A venda do imóvel, que pertence ao Turismo de Portugal, fica sujeita às condições de manutenção do seu uso turístico, através da instalação de um empreendimento turístico hoteleiro, pelo prazo de 30 anos, e à conclusão das obras de recuperação do edifício e início da sua exploração turística no prazo máximo de quatro anos, "sob pena de o contrato ser resolvido".

O edifício do Hotel de Turismo da Guarda foi vendido em 2010, pela Câmara Municipal, então liderada pelo autarca socialista Joaquim Valente, ao Turismo de Portugal, por 3,5 milhões de euros, para ser recuperado e transformado em hotel de charme com escola de hotelaria, mas o projeto não saiu do papel e o imóvel está de portas fechadas e a degradar-se.

O presidente da câmara da Guarda, Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), disse hoje à agência Lusa que o anúncio da venda do imóvel em hasta pública é um passo "muito importante" para o futuro daquele edifício, que definiu como "uma pérola da hotelaria nacional".

"É muito importante, eu diria até determinante, para a solução que todos queremos: devolver o Hotel de Turismo à Guarda, à região e ao país", afirmou.

O autarca referiu ainda que o processo chegou a um ponto em que "é o mercado que vai ditar as suas regras".

"E espero, [que o mercado] perceba que estamos perante um hotel que é conhecido do país inteiro e é uma pérola da Guarda. E, também espero, que as pérolas tenham o seu valor e que o mercado perceba isso e que amanhã possamos ter de volta o Hotel [de Turismo] à Guarda, à região e ao país", declarou.

Para Álvaro Amaro, a reabertura daquela unidade hoteleira "constituirá o fim de um ponto muito negro da história da economia da Guarda".

O Hotel de Turismo, localizado junto do atual edifício da Câmara Municipal, inaugurado na década de 1940, foi a primeira unidade hoteleira da cidade mais alta do país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório