Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Supervisor acredita que seguradoras vão cumprir rácios em 2016

O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) afirmou que as oito seguradoras que não cumpriram em novembro passado os rácios de solvabilidade impostos pela nova regras estarão prontas em janeiro do próximo ano.

Supervisor acredita que seguradoras vão cumprir rácios em 2016
Notícias ao Minuto

13:25 - 01/04/15 por Lusa

Economia ASF

José Almaça, que esteve na Comissão do Orçamento, Finanças e Administração Pública para dar a conhecer aos parlamentares o desempenho da ASF em 2014 e os desafios para este ano, disse que o grande objetivo do supervisor em 2015 é preparar as seguradoras para chegarem a janeiro do próximo ano cumprindo a diretiva comunitária Solvência II.

A ASF realizou em novembro passado testes junto das 41 seguradoras do mercado português para saber o nível de preparação do setor para absorver as regras de solvência impostas pela nova diretiva comunitária. O resultado foi que oito delas não cumpriam os rácios, pelo que José Almaça disse aos deputados que estas "já estão a tomar medidas para estarem preparadas para janeiro de 2016".

Além disso, o supervisor recordou que os testes foram feitos sobre os resultados de 2013 e, entretanto, já houve uma grande melhoria em termos de solvabilidade das seguradoras, frisando que as seguradoras têm ainda dois anos de período transitório.

Perante a questão do deputado do PSD Nuno Serra sobre as consequências de as oito seguradoras não cumprirem os requisitos, José Almaça respondeu que "existem mecanismos se não cumprirem, entre os quais a transferência de carteira".

O supervisor fez notar, no entanto, que "apesar de toda a turbulência vivida nos mercados financeiros e económicos, as seguradoras corresponderam sempre aos apelos da ASF".

Segundo os cálculos de José Almaça, a nova diretiva comunitária dos seguros deverá chegar à Assembleia da República em maio deste ano depois de hoje ter terminado a fase de consulta pública.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório