Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Fisco 'devora' pensões milionárias

Contas do Jornal de Negócios mostram que com a retenção na fonte de IRS e a Contribuição Especial de Solidariedade (CES), as reformas mais elevadas arriscam perder quase 90% do seu rendimento mensal.

Fisco 'devora' pensões milionárias
Notícias ao Minuto

08:48 - 17/01/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Impostos

Apesar de o Ministério das Finanças ainda não ter explicado como vai ser tratada e, consequentemente, taxada a CES, o Jornal de Negócios contactou fontes do Fisco que consideram que não deverá ser subtraída à pensão bruta, dado que foi equiparada a um desconto para a Segurança Social.

Assim sendo, um pensionista com uma reforma bruta de 10.000 euros deixará 40% para efeitos de IRS (caso não casado ou casado com dois titulares) e mais 24% para a CES, levando para casa ao final do mês 36% do seu rendimento.

No caso de uma reforma de 50 mil euros, o pensionista receberá 8.007 euros (15% do rendimento), o que representa um corte de 42.500 mil euros.

O Jornal de Negócios dá ainda o exemplo de uma pensão bruta de 90 mil euros. Neste caso, restarão apenas 10% do rendimento, depois de subtraídos os encargos com a retenção de IRS, CES e sobretaxa especial.

Tendo em conta este cenário, o antigo director do IRS e especialista neste imposto, Manuel Faustino, considera que “as pensões estão a ser vítimas de um ‘abrutismo’ fiscal”, cita o jornal.

De salientar que a aplicação da Contribuição Especial de Solidariedade foi uma das medidas, prevista no Orçamento do Estado para este ano, que o Presidente da República, Cavaco Silva, enviou para o Tribunal Constituicional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório