Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Na hora de pagar ao contribuinte, Estado não cumpre

Fiscalistas ouvidos pelo Diário Económico são unânimes e asseguram que o Estado não cumpre os prazos previstos na lei no que diz respeito a pagamentos devidos aos contribuintes.

Na hora de pagar ao contribuinte, Estado não cumpre
Notícias ao Minuto

08:26 - 25/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Justiça

Vários fiscalistas ouvidos pelo Diário Económico asseguraram que o Estado “é célere a penhorar”, contudo, sublinharam, “tem de cumprir também as suas sentenças”.

Estas afirmações denunciam os atrasos a que os contribuintes estão sujeitos quando se trata de receber dinheiro por parte do Estado. E aqui estamos a falar de processos contra o Estado ganhos pelos cidadãos em tribunal.

“O contribuinte é esmagado e o Estado não paga. Está a atingir sinais de total desrespeito pelos contribuintes”, acusou Vasco Valdez, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Explica o Diário Económico que, depois de um processo transitar em julgado, o Estado tem até 30 dias para cumprir, voluntariamente, o pagamento do valor que foi determinado em tribunal.

Contudo, elucida o fiscalista Samuel Fernandes de Almeida, existe um outro prazo, este de três meses, que se aplica em decisões que determinem a reposição da legalidade em função da anulação de um ato administrativo.

Mas mesmo este prazo de três meses não é cumprido por parte do Estado, garantem os fiscalistas ouvidos pelo Económico.

“O Estado não paga e, quando o faz, muitas vezes não paga os juros devidos”, denunciou uma fonte que preferiu manter o anonimato.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório