Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Nova diretora do Fisco ficou fora dos três melhores em concurso

Até sexta-feira, dá conta o Observador, o Governo ainda não tinha aberto concurso para preencher a vaga de diretor da Autoridade Tributária. Helena Borges, que assumiu interinamente a pasta, quando entrou para o Estado não conseguiu ficar entre os três melhores candidatos ao posto.

Nova diretora do Fisco ficou fora dos três melhores em concurso
Notícias ao Minuto

12:19 - 23/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Cresap

Com o eclodir da polémica em torno de uma alegada bolsa de contribuintes VIP, o diretor e o sub-diretor da Autoridade Tributária demitiram-se. Sexta-feira, em audição parlamentar, Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, deu conta de que a pasta seria assegurada, interinamente, por Helena Borges, responsável pelo organismo em Lisboa.

Porém, até sexta-feira, reporta o Observador, o concurso para a substituição destes responsáveis ainda não tinha sido lançado. Além deste facto, refere a mesma publicação, aquando da sua contratação, Borges tinha falhado a entrada no top3 de mais bem classificados para ocupar o cargo.

Além destes factos, relembre-se que todos os responsáveis para altos cargos no Estado têm de passar pelo crivo da CRESAP, sendo que o processo de escolha do diretor-geral demissionário tinha sido atribulado – e demorado, cerca de ano e meio –, isto porque o concurso teve que ser repetido.

Os três nomes selecionados foram António Brigas Afonso, José Maria Pires (o sub-diretor que também se demitiu na sequência da lista de contribuintes VIP) e Abílio Morgado (consultor de segurança do Presidente da República mas com carreira no Ministério das Finanças). Porém, neste concurso, houve também candidatura de Helena Borges, que agora assume a pasta, interinamente, mas que neste procedimento concursal não chegou a figurar nos três primeiros lugares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório