Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Banco de Portugal de 'olhos postos' nos banqueiros arguidos do BES

O Banco de Portugal está atento ao inquérito que foi aberto a gestores do Banco Espírito Santo (BES) no Departamento de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de Lisboa, escreve esta quarta-feira o jornal i, que adianta que o regulador do sector bancário pode vir a abrir um processo de averiguações aos arguidos do banco.

Banco de Portugal de 'olhos postos' nos banqueiros arguidos do BES
Notícias ao Minuto

08:13 - 16/01/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Regulador

O Banco de Portugal, que é responsável pela supervisão do sector bancário português, está vigilante em relação ao inquérito aos gestores do BES no DCIAP, e pode abrir um processo de averiguações contra o administrador-executivo do banco, Amílcar Morais Pires, o presidente-executivo do Banco Espírito Santo Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, e outros dois funcionários do BES por terem sido constituídos arguidos.

Fonte próxima da instituição liderada por Carlos Costa adiantou ao jornal i que o banco central “está atento ao que está a acontecer”.

De acordo com o jornal, o inquérito administrativo do Banco de Portugal terá o objectivo de verificar se foi violado o princípio da idoneidade a que os banqueiros membros do conselho de administração e os bancários estão vinculados pelo Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras. Isto uma vez que o regulador está obrigado a averiguar se Morais Pires e Ricciardi dão “garantias de gestão sã e prudente, tendo em vista, de forma particular, a segurança dos funcionários confiados”, como determina o regime em questão.

Em causa está o inquérito que investiga os crimes de ‘inside trading’ (uso de informação privilegiada) e manipulação de preços de mercado na entrada em bolsa da EDP Renováveis, em 2008, na sequência de uma queixa da CMVM, que é o regulador do mercado de capitais português.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório