O estudo, denominado ‘2013 Global Powers of Retailing’, foi feito em parceria com a Stores Media e o período de análise visa o ano fiscal de 2011, que terminou em Junho do ano passado.
De acordo com o relatório, a Jerónimo Martins, dona da cadeia Pingo Doce, ocupa o 76.º lugar na classificação geral, tendo subido cinco lugares face ao estudo anterior, e está na 22.ª posição entre as 50 retalhistas com crescimento mais rápido entre 2006 e 2011.
Na 148.ª posição está a Sonae, que detém a cadeia de hipermercados Continente, que desceu três posições em relação ao relatório anterior.
A lista das 250 maiores retalhistas é liderada pela norte-americana Wal-Mart Stores, seguida da francesa Carrefour e da britânica Tesco.
A alemã Metro ocupa a quarta posição, seguida das norte-americanas The Kroger e Costco Wholesale Corporation, respectivamente.
Em sétimo e oitavo lugares estão as alemãs Schwarz Unternehmens Truehand e Aldi Einkauf, com as norte-americanas Walgreen e The Home Depot a completarem a lista das 10 primeiras.
"As receitas do sector de retalho a nível mundial atingiram os quatro biliões de dólares (cerca de três biliões de euros) no ano fiscal de 2011", refere o relatório 2013 Global Powers of Retailing da Deloitte Touche Tohmatsu Limited.
"Apesar do clima económico, este valor representa um aumento de cinco por cento nas receitas do sector", adianta o estudo.