Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Volatilidade de ações e fuga de depósitos" ditaram fim do banco

O antigo líder do BES Ricardo Salgado disse hoje que foi a volatilidade das ações e a fuga de depósitos que ditaram o fim do banco, e não os problemas detetados na 'holding' Espírito Santo International (ESI) em 2013.

"Volatilidade de ações e fuga de depósitos" ditaram fim do banco
Notícias ao Minuto

16:24 - 19/03/15 por Lusa

Economia Ricardo Salgado

"Volatilidade de ações e fuga depósitos. Foram estas circunstâncias que ditaram o fim do BES", afiançou Salgado na comissão parlamentar de inquérito à gestão daquele banco e do Grupo Espírito Santo (GES).

Para o antigo líder da instituição, o aumento de capital de 2014, que teve "o melhor resultado de sempre" neste tipo de operações, comprova que "não houve nexo causal entre problema na ESI" e a posterior "quebra de confiança" no Banco Espírito Santo (BES).

Ricardo Salgado voltou a criticar o Banco de Portugal que, diz, não entendeu o problema do BES, que passava pela liquidez da instituição financeira.

"A 10 e 11 de julho de 2014, em apenas dois dias, o BES registou saídas de caixa de dois mil milhões de euros", sublinhou o responsável.

E lembrou: "A confiança é o principal ativo de qualquer banco".

Ricardo Salgado começou a falar cerca das 15:10 e antes de iniciar a sua intervenção, o presidente da comissão de inquérito, Fernando Negrão, pediu "perguntas claras" aos deputados e "respostas esclarecedoras" de Salgado, acrescentando que a exposição inicial do ex-banqueiro seria de cerca de uma hora.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e a audição de hoje de Ricardo Salgado é a primeira repetição de uma audição nesta comissão.

A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na próxima quarta-feira.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório