Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Os segredos do sucesso do grupo Inditex

O grupo que detém a Zara é, sem sombra de dúvida, uma das multinacionais mais bem sucedidas atualmente, não fosse o retalhista de moda líder mundial. O La Vanguardia aglomerou alguns pontos que contribuem para o sucesso do grupo.

Os segredos do sucesso do grupo Inditex
Notícias ao Minuto

21:41 - 18/03/15 por Notícias ao Minuto

Economia Grupo

Origem industrial. As origens da líder mundial na área das retalhistas de moda circunscrevem-se a fábricas têxteis. No anos 1960, Amancio Ortega, fundador do grupo, fabricava roupa para terceiros, em Arteixo, na Corunha. A produção evoluiu, naturalmente, mas ainda restam sinais desse passado industrial.

Produção próxima e rápida. Quase 55% da roupa que se vende nas lojas é produzida em Espanha, Portugal e Marrocos. A produção faz-se em séries curtas e chega às lojas de todo o mundo entre duas semanas a um mês depois de sair do ‘papel’.

O sítio onde Amancio Ortega se costuma sentar. Diz a publicação que Amancio Ortega tem um escritória num dos pisos da sede, mas mal o estreou. O dono do grupo costuma sentar-se numa mesa da área de desenho da Zara Woman, a principal linha da marca. Uma mesa igual à de toda a gente no piso, mas estratégicamente colocada para ver todo o andar. A Zara é responsável por 10.500 milhões de euros do total de faturação do grupo, ou seja, 66% da mesma.

Conceção feita a ‘três mãos’. As decisões sobre o produto têm que ser feitas com o consenso dos designers de moda, dos comerciais e dos compradores. Todos trabalham no mesmo espaço e com a mesma ‘voz’.

A importância da vendas. “O objetivo da empresa, a todos os níveis, não é ganhar mais dinheiro, é vender mais”. Este é um dos motes do grupo. A maiores dos trabalhadores do grupo recebe salários à comissão, quanto mais se vende (em produto) mais se ganha. A Inditex faturou mais de 18.000 milhões de euros em 2014.

A concepção das lojas. O departamento que se encarrega da arquitetura das lojas é maior que muitas das lojas. A imagem da marca mudou recentemente e o ‘look’ das lojas não é tomado de ânimo leve. Em Arteixo, na sede, há uma avenida com lojas-piloto, onde cada peça é exposta para teste e cuja posição é depois imitada por todas as lojas do mundo.

Logística. A plataforma logística de Arteixo, por onde passam todos os 900 milhões de peças Zara que se produzem em todo o mundo, é um gigantesco labirinto com vários níveis que se estende por quilómetros e quilómetros, cheios de expositores.

Cada loja é um negócio. Cada loja é gerida como um estabelecimento independente e é uma fonte de informação que alimenta não só a equipa de desenho como a composição dos pedidos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório