Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Tenho vergonha de falar dessa legislação fora do país"

O presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, disse hoje ter vergonha de falar sobre a contribuição extraordinária do setor energético (CESE) "fora do país", reafirmando que a petrolífera usará "as leis para ver os seus direitos legitimados".

"Tenho vergonha de falar dessa legislação fora do país"
Notícias ao Minuto

15:31 - 10/03/15 por Lusa

Economia Ferreira de Oliveira

"Eu tenho vergonha de falar dessa legislação fora do país", afirmou hoje Ferreira de Oliveira, quando questionado sobre a aprovação, na passada sexta-feira, da proposta de lei do Governo que visa o alargamento da contribuição extraordinária do setor energético (CESE).

Em declarações aos jornalistas, no final do Capital Markets Day 2015, em Londres, o gestor reiterou que "a Galp cumpre as leis da República Portuguesa, mas também usa as leis para expor e fazer ver os seus direitos legitimados".

O diploma foi aprovado na sexta-feira com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PEV, e a abstenção do PS, PCP e BE.

Segundo o Governo, o alargamento da CESE vai permitir reduzir nos próximos três anos os preços do gás natural ao consumidor, entre 3% a 5% com efeitos a partir de abril.

Esta redução na fatura do gás resulta de uma transferência para os consumidores de parte dos benefícios da Galp com contratos de aquisição de gás 'take or pay' com a Nigéria e Argélia.

Segundo o Governo, esta compensação acontece porque os consumidores de gás natural não beneficiaram das mais-valias de 500 milhões de euros que a petrolífera portuguesa terá obtido com a venda de gás natural adquirido através de contratos de longo prazo que obrigam à compra e pagamento de volumes mínimos estabelecidos, mesmo que o país não os consuma, e que foram feitos entre 2006 e 2012.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório