Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

BES: "É essencial reforçar os modelos de governo dos bancos"

O presidente da APB, Faria de Oliveira, considerou hoje fundamental reforçar os modelos de governo dos bancos para evitar que se repitam as situações que têm ocorrido em diferentes instituições, com o BES a ser o exemplo mais recente.

BES: "É essencial reforçar os modelos de governo dos bancos"
Notícias ao Minuto

17:13 - 09/03/15 por Lusa

Economia Faria de Oliveira

"Está a trabalhar-se intensamente a nível europeu e a nível nacional para se evitar que situações como as que ocorreram se possam repetir", disse Fernando Faria de Oliveira à agência Lusa, à margem da 1.ª conferência Educação Financeira APB, que decorreu hoje em Lisboa, no âmbito da European Money Week.

Questionado diretamente sobre as conclusões da auditoria forense promovida pelo Banco de Portugal para apurar se houve irregularidades de gestão na origem do colapso recente do Banco Espírito Santo (BES), o líder da Associação Portuguesa de Bancos (APB) falou em termos genéricos, mas deixou os seus recados.

"É absolutamente essencial reforçar os modelos de governo dos bancos, encontrar modelos mais adequados, encontrar vias em que a nomeação e eleição dos administradores dos bancos tomem em consideração, sem dúvida, por um lado a sua competência profissional e capacidade técnica, mas também questões relacionadas com a idoneidade, que são tão ou mais importantes do que as outras", sublinhou.

E enfatizou: "É fundamental fazer da profissão de gestor bancário uma questão de honra".

Uma auditoria pedida pelo Banco de Portugal à consultora Deloitte concluiu que a administração do BES liderada por Ricardo Salgado "desobedeceu ao Banco de Portugal 21 vezes, entre dezembro de 2013 e julho de 2014", e "praticou atos dolosos de gestão ruinosa".

A informação, publicada na semana passada em diferentes órgãos da comunicação social, aponta também a conclusão de que o BES concedeu "financiamentos em violação das regras".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório