Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2020
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 22º

Edição

Mercado minimo das empresas portuguesas tem 750 milhões de pessoas

O ministro da Economia considerou hoje que "as empresas ambiciosas com origem em Portugal têm um mercado mínimo de 750 milhões de pessoas", que é o somatório das zonas económicas dos países da lusofonia.

Mercado minimo das empresas portuguesas tem 750 milhões de pessoas
Notícias ao Minuto

11:28 - 04/03/15 por Lusa

Economia Pires de Lima

No discurso de abertura da conferência que apresenta hoje em Lisboa o lançamento do livro 'Mercator da Língua Portuguesa', Pires de Lima explicou que "entre o mercado nacional, ibérico, europeu, e os países de língua oficial portuguesa, Portugal tem acesso privilegiado e natural a um mercado com 750 milhões de pessoas, é o mercado mínimo a que se devem destinar as empresas ambiciosas com origem em Portugal".

Os países da lusofonia, de resto, são os que mais viram crescer as exportações portuguesas, que aumentaram 40% desde 2009, segundo os dados apresentados pelo ministro da Economia, que assina também o prefácio do livro hoje lançado em Lisboa.

Aumentar as exportações "pressupõe um maior relacionamento e mais intercâmbio para além da vertente cultura", porque, sublinhou, "um país que tem na língua a sua verdadeira dimensão, como Portugal, nunca é periférico e marginal".

Em sentido inverso, Portugal também tem vantagens, salientou o ministro, destacando a possibilidade de ser uma "plataforma privilegiada de investimento dos países lusófonos e uma porta de entrada".

A língua portuguesa, disse, é um fator crítico de sucesso, irrepetível para os concorrentes estrangeiros: "A língua e a capacidade de adaptabilidade são um fator crítico de sucesso que faz de Portugal um parceiro privilegiado para investimentos em África e na América do Sul".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório