Meteorologia

  • 15 OUTUBRO 2019
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 20º

Edição

Mil milhões vão para reabilitação urbana e eficiência energética

Enquanto a eficiência energética atrai 600 milhões de euros, à reabilitação urbana chegam 400 milhões. O objetivo é que haja dois ou três mil milhões em crédito disponíveis para estas áreas.

Mil milhões vão para reabilitação urbana e eficiência energética

O programa Portugal 2020 destina mil milhões de euros para a reabilitação urbana e eficiência energética, duas áreas que o Governo tenciona estimular.

De acordo com informações dadas ao Jornal de Negócios pelo ministro do Ambiente, Moreira da Silva, à reabilitação e regeneração de edifícios e espaços públicos estão destinados 400 milhões de euros, que advêm dos programas de Inclusão Social e que serão distribuídos por particulares com prédios para arrendar, organismos públicos com habitação social, autarquias e Estado central.

Quanto ao financiamento, sabe-se que o dinheiro chegará por canais diferentes aos destinatários e que, no setor privado, a via é única. A banca disponibilizará linhas de crédito em condições mais favoráveis do que as do mercado.

O próximo quadro comunitário de apoio destina, de acordo com as regras publicadas na passada sexta-feira em Diário da República, 600 milhões de euros para a eficiência energética, que passa pela substituição de equipamentos e obras nos edifícios que permitam reduzir o consumo de energia.

Para esta área, o dinheiro advém do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pode ser acedido por particulares e empresas através de empréstimos. Já a administração pública candidata-se a verbas a fundo perdido.

O objetivo do Executivo é que os mil milhões de euros sejam alavancados duas ou três vezes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório