As vendas do sector do mobiliário e colchoaria nos 11 meses de 2012 contabilizados chegaram a 138 países, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) citados pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) em comunicado.
A APIMA prevê que o crescimento de 6% se tenha mantido em Dezembro, "ultrapassando, consequentemente, o ano de 2011 e constituindo, dessa forma, o valor mais elevado de sempre verificado nas exportações do sector".
França continua a ser o principal mercado sectorial, com uma quota de 30%, o que representa um volume de facturação de 297 milhões de euros.
Por seu lado, o mercado espanhol registou uma quebra de 11% face a 2011, mas mantém a segunda posição com uma quota de 28% que corresponde a 278 milhões de euros, seguindo-se Angola com uma quota de 13% (127 milhões), tendo sido o país que mais cresceu para o sector do mobiliário e colchoaria - 37% nos meses até Novembro.
"Apesar do crescimento do mercado de Angola e da queda verificada em Espanha em 2012, a APIMA considera que o sector possa ainda continuar a crescer no mercado intracomunitário, suportado pelo aumento da procura dos países do centro e norte da Europa, com claro destaque para a Alemanha, que dobrou as vendas no período de 2005 a 2011", considerou a associação.
A balança comercial do sector cresceu 34% entre Janeiro e Novembro do ano passado face a igual período de 2011, com um excedente de 499 milhões de euros, indicou a APIMA.