Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Países da UE em ajustamento deviam ter exigido alívio da austeridade

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado defendeu hoje que os países em ajustamento "há muito tempo que deviam ter exigido", no seio do Conselho Europeu e perante a hegemonia alemã, "um mecanismo para aliviar a pressão da austeridade".

Países da UE em ajustamento deviam ter exigido alívio da austeridade
Notícias ao Minuto

12:35 - 24/02/15 por Lusa

Economia Luís Amado

As posições do antigo ministro dos executivos do PS liderados por José Sócrates foram assumidas durante um debate no Instituto da Defesa Nacional (IDN) sobre "Como exercer soberania hoje", no âmbito do ciclo de conferências "Ter Estado".

Luís Amado considerou que a União Europeia vive atualmente "uma situação muitíssimo perigosa" e que a Alemanha "tem de ser confrontada com as suas responsabilidades" na crise europeia.

Na sua intervenção, o ex-ministro da Defesa afirmou que "pela precipitação da História" a moeda única tornou-se numa "armadilha tremenda para os povos europeus que nela caíram", mas sublinhou que a criação da moeda única foi "um ato de solidariedade sem paralelo" na Europa.

"É difícil hoje fazer frente à potência que domina a união económica e monetária, mas é possível trazer a Alemanha para o equilíbrio necessário para impedir a implosão da União Europeia, que nos levaria a todos para o abismo", declarou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório