Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Altice compromete-se com Governo a vir a Portugal em março

O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom (STPT) anunciou hoje que os responsáveis da Altice se "comprometeram" com o ministro da Economia a deslocarem-se a Portugal em março e minimizou cenários de despedimento coletivo no grupo.

Altice compromete-se com Governo a vir a Portugal em março
Notícias ao Minuto

15:23 - 23/02/15 por Lusa

Economia Portugal Telecom

"Há já neste momento um compromisso entre o ministro [da Economia, Pires de Lima] e a Altice para se deslocarem a Portugal em março", afirmou o presidente do STPT, Jorge Félix, em declarações aos jornalistas à saída de uma reunião esta manhã no Ministério da Economia, em Lisboa.

O objetivo da deslocação dos responsáveis da empresa francesa, explicou Jorge Félix, é o de "conhecerem no local situações relacionadas com a PT Portugal, nomeadamente o centro de formação em Aveiro e a PT Inovação, e conhecerem a capacidade tecnológica e o desenvolvimento da PT em termos tecnológicos".

Mas mais importante, frisou o sindicalista, é "a possibilidade" de o ministro vir a ter conhecimento dos compromissos da Altice de criação de postos de trabalho no norte do país.

"Este acompanhamento e esta influência do Governo agrada-nos, parece-nos que este é o caminho", afirmou o presidente do STPT.

O objetivo da reunião do sindicato no Ministério da Economia era o de obter informações sobre as repercussões da venda da PT Portugal ao grupo francês Altice, tendo em conta que o ministro Pires de Lima teve a 11 de fevereiro um encontro com os representantes franceses, no qual terão sido apresentadas as intenções de investimento, inovação, desenvolvimento tecnológico e responsabilidade social.

"O que nos transmitiu o ministro foi a vontade da Altice de desenvolvimento e crescimento da PT, de investir e de criar postos de trabalho", contou Jorge Félix.

No que diz respeito à responsabilidade social, que é a maior preocupação dos trabalhadores do Grupo PT, o sindicalista terá saído mais tranquilo da reunião, mas ainda sem certezas sobre a possibilidade de despedimentos.

"O ministro ficou com a ideia de que o que a Altice quer fazer não passará por medidas agressivas de redução de efetivos", afirmou, ressalvando, no entanto, que "é natural alguma redução" nas chefias e administração da PT.

"O ministro quase garantiu que a Altice não tem ideias de despedimento coletivo", disse, acrescentando que "é preciso esperar para ver".

Jorge Félix mostrou ainda a vontade do sindicato de "continuar o diálogo" com a Altice e defendeu que, chegando a um acordo sindical de princípios, seria "interessante" que esse compromisso viesse a ser assumido na presença do Governo.

"O ministro achou esta proposta interessante", disse o sindicalista, classificando como "significativa" essa presença do Governo no processo.

A 22 de janeiro, os acionistas da PT SGPS deram luz verde à venda da PT Portugal aos franceses da Altice, com 97,81% de votos favoráveis, num negócio avaliado em 7,4 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório