Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal como "país cumpridor" facilita internacionalização

O presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, considerou hoje que a imagem de Portugal no exterior como país "cumpridor e credível" facilita a internacionalização e captação de investimento.

Portugal como "país cumpridor" facilita internacionalização
Notícias ao Minuto

19:29 - 16/02/15 por Lusa

Economia Miguel Frasquilho

"Portugal é visto como um país cumpridor, credível, que está a criar condições para ter um ambiente propício ao desenvolvimento da atividade económica, seja na internacionalização, seja na captação de investimento", declarou.

Por isso, acrescentou o representante da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, "hoje é mais fácil promover Portugal no estrangeiro".

Miguel Frasquilho participou hoje, em Felgueiras, na assinatura de um protocolo entre a AICEP e o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS).

O acordo tem como objetivo estreitar as relações entre as duas entidades, prevendo o apoio da agência nas ações de internacionalização das empresas da região e na captação e retenção de investimento.

Aos jornalistas, o presidente da AICEP elogiou a dinâmica das empresas da região e insistiu que, enquanto dirigente da agência, tem uma "tarefa facilitada", devido ao "trabalho extraordinário que os portugueses fizeram ao longo dos últimos anos".

"Portugal é hoje olhado de uma forma crescentemente positiva", acentuou.

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal tem atualmente uma rede externa de 53 mercados, mas o objetivo é alargar a rede a mais 12.

Entre 2015 e 2016, a AICEP pretende reforçar a presença na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e acentuar a componente de investimento na América do Norte, Europa e Ásia.

Através do protocolo hoje assinado, na sede do CETS, os empresários do Tâmega e Sousa vão ter possibilidade de recorrer ao apoio da AICEP e a agência irá promover a região, no sentido de captar investimento económico.

À cerimónia de assinatura do protocolo assistiram vários presidentes de associações empresariais da região, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha, representantes da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Felgueiras e da Câmara Municipal de Felgueiras.

Luís Miguel Ribeiro, presidente do CETS, realçou a importância do protocolo, por permitir "um apoio mais evidente na internacionalização das empresas da região e na exportação dos produtos".

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa é formado por 12 associações empresariais da região, abrangendo 11 municípios, com uma população de cerca de 500.000 habitantes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório