Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

2015 será um "ano positivo" para as exportações

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, afirmou hoje que 2015 será "um ano positivo para as exportações", destacando o contributo do setor do calçado, que disse ser um "excelente exemplo".

2015 será um "ano positivo" para as exportações
Notícias ao Minuto

20:09 - 15/02/15 por Lusa

Economia Miguel Frasquilho

Miguel Frasquilho esteve hoje na MICAM, em Milão (Itália), integrando a comitiva do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, que visitou a delegação de empresas portuguesas presentes na maior feira de calçado do mundo.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da AICEP destacou o facto de os últimos meses de 2014 terem sido muito favoráveis em termos de exportações nacionais e deixou perspetivas positivas para este ano.

"Para muito contribuirá o setor do calçado. É um excelente exemplo, que está a fazer escola, de resto, nos outros setores também", enfatizou.

Miguel Frasquilho assinalou que, ao falar com os empresários na feira de calçado sobre a quota da produção para exportação, geralmente estes afirmaram que "é superior a 98%".

"Nós temos um mercado interno que é bastante limitado, portanto o nosso mercado tem que ser o mundo e o calçado, nesse particular, é um excelente exemplo", sublinhou.

Sobre os números das exportações portuguesas de 2014, o presidente da AICEP enfatizou que "sobretudo o último mês foi bastante forte".

"Pensamos que, no conjunto do ano, as exportações de bens e serviços em termos reais terão evoluído acima de 3%, mais ou menos em linha com o que estava previsto e temos a expectativa de que para este ano possa haver um crescimento maior porque não só as empresas portuguesas estão cada vez mais internacionalizadas como as expectativas para a economia global são também mais positivas do que em 2014", justificou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório