Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Grécia ficará no euro? The Economist acredita que sim

Durante os últimos dias, depois da eleição de Alexis Tsipras, muito se tem especulado sobre se Grécia conseguirá manter-se no euro. Há quem não tenha dúvidas.

Grécia ficará no euro? The Economist acredita que sim
Notícias ao Minuto

16:45 - 12/02/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Novo Governo

A revista britânica The Economist dá conta esta quinta-feira que a probabilidade de saída da Grécia da zona euro é reduzida, devendo mesmo o país, agora governado por Alexis Tsipras, manter-se na moeda única.

Esta afirmação resulta de um estudo levado a cabo pela The Economist Intelligence Unit que estima que a probabilidade de saída da Grécia do euro é de apenas 40%, um valor 10 pontos acima do verificado antes das eleições de 25 de janeiro.

Além deste facto, destaca a publicação, dedicada ao mundo da economia e finanças, os aspetos mais negativos ligados à eleição de Tsipras se devem sobretudo à escolha do parceiro de coligação – um partido de extrema-direita – mas também à incerteza em torno dos problemas económicos da nação helénica.

“A composição do novo governo, em particular o parceiro de coligação escolhido pelo Syriza; a margem de manobra cada vez mais estreita nas negociações entre a Grécia e os seus credores da zona euro em resultado dos partidos populistas e anti-mainstream [anti corrente dominante] desafiarem o status quo eleitoral; e a possibilidade de um impasse prolongado entre os dois lados, levando a o sector bancário grego a desfazer-se”, explicita o The Economist.

Esta informação trazida pelo Dinheiro Vivo faz parte de um relatório com a designação "Para onde vai a seguir a zona euro?", estando aspetos ligados “ao futuro dos Estados Membro mais importantes e também de alguns dos mais frágeis da Europa: Grécia, Espanha, França, Alemanha, Itália e Irlanda".

De salientar que desta lista fica excluída a economia lusa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório