Mangualde, 09 jan - O Centro de Produção de Mangualde da PSA Peugeot Citroen prevê aumentar este ano a produção em 5% e manter os cerca de 900 trabalhadores, disse hoje à agência Lusa o seu diretor financeiro, Elísio Oliveira.
Em 2012, a PSA de Mangualde produziu 43.940 veículos (Citroën Berlingo e Peugeot Partner), um número que pretende aumentar para 46 mil durante este ano.
"A nossa referência atual é de que 2013 será melhor do que 2012 e que vamos produzir mais 5%. Mas está sempre sujeita a confirmação em cada mês porque, como qualquer outra empresa, não sabemos o que vai acontecer com a crise e se os mercados se perturbam", explicou Elísio Oliveira.
Depois de, em abril do ano passado, a empresa se ter redimensionado, passando de um regime de produção de três para dois turnos de forma a reagir à crise e a garantir a sua sustentabilidade, para 2013 não estão previstas mudanças a esse nível.
Atualmente, trabalham na PSA de Mangualde 870 pessoas, em dois turnos, e "não está prevista qualquer alteração significativa do regime e do número de pessoas", assegurou.
Hoje, o fabricante francês de automóveis PSA anunciou ter registado uma quebra de 16,5% nas vendas mundiais em 2012, devido a uma contração da procura no Sul da Europa e à suspensão das atividades no Irão.
"Aumentámos na Ásia e na América do Sul, mas a Europa é o ponto fraco. Mas nós, como estamos no segmento dos comerciais ligeiros, em que o grupo é líder, conseguimos em 2012 aumentar o volume de vendas em cerca de seis milhões de euros", explicou Elísio Oliveira.
A PSA de Mangualde encerrou a atividade de 2012 com um volume de vendas de cerca de 410 milhões de euros, contra os 404 milhões de euros conseguidos em 2011, ou seja, mais 1,5%.
No que respeita às exportações, atingiu os 389 milhões de euros, tendo sido superiores a 2011 em cerca de 10 milhões de euros (mais 2,9%).
Em 2012, foram investidos 1,8 milhões de euros na renovação e modernização das instalações e equipamentos industriais da empresa.
AMF (DM) // VC.
Noticias Ao Minuto/Lusa