Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Quebra de 30% na produção de azeitona no planalto mirandês

Os produtores olivícolas do planalto mirandês, apesar de uma quebra de 30% na produção, mostram-se surpreendidos, já que perspectivavam uma descida ainda mais elevada.

Quebra de 30% na produção de azeitona no planalto mirandês
Notícias ao Minuto

11:06 - 09/01/13 por Lusa

Economia Cooperativa

"Ficámos surpreendidos, porque pensávamos que a quebra na produção fosse mais elevada. Apesar de ter sido uma má campanha para os produtores, não se revelou tão negativa como se esperava", disse hoje à Lusa Dulcínio Rodrigues, dirigente da Cooperativa Agrícola Sabodouro (CAS).

Na campanha de 2011, o lagar daquela estrutura agrícola laborou mais de um milhão e cem mil quilos de azeitona, que deram origem a cerca de 160 mil quilos de azeite, o que se traduz num rendimento de 16% da colheita em relação ao fruto recolhido.

Em 2012, os resultados apresentados são diferentes, com uma laboração de cerca de 700 mil quilos de azeitona, que produziram 95 mil quilos de azeite. O rendimento rondou os 13%.

O dirigente garante que apesar da quantidade da fruto recolhido ser "bastante menor", a qualidade do azeite até poderá ser "superior" a anteriores campanhas, apesar de as azeitonas mais desenvolvidas terem outras potencialidades.

Os olivicultores da região já esperavam por um corte nos rendimentos, devido à quebra de produção verificada.

No entanto, devido ao pequeno calibre do fruto, situação provocada pelos factores climatéricos adversos, muita da azeitona ficou por apanhar em diversos olivais da região.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório