Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Japão pretende comprar dívida do fundo de resgate

O Japão anunciou esta terça-feira que vai comprar títulos emitidos pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), a fim de evitar a valorização do iene face a outras moedas, algo que prejudica as exportações nipónicas, e ajudar a zona euro.

Japão pretende comprar dívida do fundo de resgate
Notícias ao Minuto

06:35 - 08/01/13 por Lusa

Economia MEE

O ministro das Finanças japonês, Taro Aso, revelou, em declarações citadas pelo diário económico Nikkei, no final de uma reunião do seu gabinete, que o Japão fará uso das suas reservas em divisas estrangeiras para adquirir os títulos, procurando também ajudar a aliviar os problemas da dívida na zona euro.

O novo titular da pasta das Finanças não revelou o montante que planeia comprar, indicando que a verba será determinada em função das condições e rendimentos dos títulos em causa.

De acordo com as agências internacionais, é de esperar, contudo, que Tóquio comece a adquirir obrigações hoje mesmo.

Após as declarações de Taro Aso, o euro, que arrancou em Tóquio mais fraco do que na véspera, valorizou significativamente de uma média de 114 ienes para uma fasquia ligeiramente acima dos 115 ienes.

A depreciação do iene face às divisas de referência beneficia os grandes exportadores nipónicos, que contribuem com cerca de 40 % para o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão.

O MEE é uma nova protecção económica dos Estados-membros que substitui o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), aplicado, por exemplo, no resgate a Portugal.

O MEE tem um capital de 500 mil milhões de euros e foi introduzido em meados de 2012, um ano antes do que estava inicialmente previsto. Durante mais alguns meses manter-se-á activo em conjunto com o FEEF.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório