Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

CMVM negou documentos à Comissão de Inquérito

Escreve este sábado o Expresso que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários recusou entregar à Comissão Parlamentar de Inquérito documentos sobre a transação de ações do BES na última semana antes da resolução do banco.

CMVM negou documentos à Comissão de Inquérito
Notícias ao Minuto

10:36 - 24/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Caso BES

A CMVM terá recusado ceder aos deputados documentos relativos às transações de ações do BES na semana que antecedeu a resolução do banco.

Segundo o ofício a que o Expresso teve acesso, o regulador português invocou, neste sentido, todos os segredos (profissional, bancário e de justiça) para fazer valer a sua posição perante os deputados que investigam o caso BES/GES.

“Quando respeite a transações financeiras e a operações de investimento efetuadas por clientes, devidamente identificados, quer do BES, quer de outros intermediários financeiros do Grupo BES ou do GES, (a informação está protegida) pelo dever de segredo bancário”, lê-se na carta enviado à Comissão.

A instituição liderada por Carlos Tavares lembra ainda que tem várias investigações em curso, pelo que toda a informação que tem ao seu dispor está protegida por segredo profissional, podendo mesmo haver lugar a processos de contraordenação ou participações ao Ministério Público.

Os deputados, com a informação requisitada, queriam perceber se houve abuso de informação privilegiada, uma vez que as ações do banco desvalorizaram de forma significativa antes da separação do BES em banco mau e banco bom.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório