Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Bloco critica volume de impostos "nunca visto" em Portugal

O Bloco de Esquerda (BE) afirmou hoje que o volume de impostos atingiu "um peso nunca visto" em Portugal e que a consolidação orçamental foi feita "à custa de uma enorme desigualdade e em cima de enormes sacrifícios".

Bloco critica volume de impostos "nunca visto" em Portugal
Notícias ao Minuto

19:43 - 23/01/15 por Lusa

Economia OE2014

"Vemos nestes dados relativos a 2014 o enorme aumento de impostos que existiu e como eles são alcançados através de um peso nunca visto de impostos no nosso país, nunca se pagou tantos impostos no nosso país no que toca a IRS e a IVA, mas já vemos a redução do IRC, e por isso estes dados mostram mais desigualdades", afirmou o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, aos jornalistas, no Porto.

Segundo a Direção-Geral de Orçamento (DGO), o Estado arrecadou mais de 37.100 milhões de euros em impostos no ano passado, mais quase 838,1 milhões do que em 2013, ficando ligeiramente abaixo do antecipado pelo Governo.

A síntese da execução orçamental até dezembro revela que a receita fiscal líquida do Estado nos 12 meses do ano passado ascendeu a 37.111 milhões de euros, um crescimento de 2,3% perante os 36.272,9 milhões amealhados em 2013.

O deputado do BE disse que estes dados refletem "as mais de 80 mil pessoas a quem cortaram o subsídio de desemprego" ou "que uma em cada três crianças vive na pobreza", sendo que "mais de 40 mil perderam o abono de família".

"O Governo tem escolhas e fê-las, o resultado é claro, estes números demonstram como o Governo está a falhar no essencial, que deve ser o combate à pobreza e às desigualdades", declarou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório