Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Salgado foi responsável pelo empolamento dos ativos

O contabilista de Ricardo Salgado já foi ouvido na Comissão de Inquérito ao caso BES. O Expresso teve acesso a algumas declarações de Francisco Machado da Cruz e dá conta de que este terá afirmado que o ex-presidente executivo do BES é que assumir, por escrito, a responsabilidade pelo empolamento dos ativos.

Salgado foi responsável pelo empolamento dos ativos
Notícias ao Minuto

19:15 - 17/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Caso BES

O contabilista de Ricardo Salgado decidiu finalmente contar a sua versão da história no caso BES/GES, ainda que à porta fechada, tendo garantido perante a Comissão de Inquérito ao caso que terá sido o ex-presidente executivo do BES a assumir o empolamento dos ativos da holding.

Quer isto dizer, e como explica o Expresso, que Ricardo Salgado é que decidia sobrevalorizar certos ativos e incluir outros que nem sequer pertenciam à ESI.

Só depois de ter assumido a sua responsabilidade, assinando um documento, é que o ‘comissaire au comptes’, Francisco Machado da Cruz, aceitou refletir esses ativos nas contas do banco.

A partir daqui o contabilista ocultou várias perdas por uma “questão de lealdade” e só se viria a despedir, depois de Salgado lhe garantir que seria indemnizado.

E mais, este tê-lo-á aconselhado a sair de Portugal e a rumar para um país sem acordo de extradição, como o Brasil ou a Bolívia. Um conselho ao qual ‘bateu o pé’ e foi aí que a relação de confiança com Salgado acabou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório