Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

PT SGPS admite ações judiciais no caso Rioforte

A PT SGPS admite interpor "ações judiciais" para apurar responsabilidades no investimento da empresa na Rioforte e uma eventual renegociação dos termos da permuta, que prevê a passagem da dívida daquela empresa do Grupo Espírito Santo para a PT SGPS.

PT SGPS admite ações judiciais no caso Rioforte
Notícias ao Minuto

07:00 - 16/01/15 por Lusa

Economia Responsável

O conselho de administração da PT SGPS, liderado por João Mello Franco, divulgou na quinta-feira à noite informação, que tinha sido solicitada pela Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), para esclarecer os acionistas até à assembleia-geral de 22 de janeiro, cujo único ponto na ordem de trabalhos é a venda da PT Portugal aos franceses da Altice.

Depois de divulgado o relatório da PriceWaterhouseCoopers, a PT SGPS diz que vai analisar em que medida "as conclusões e outros factos" que venham a apurar-se "poderá justificar uma eventual iniciativa de renegociação dos termos da permuta ou de outros aspetos dos acordos firmados com a Oi, bem como a propositura de ações judiciais de responsabilidade".

"A PT SGPS está ainda a analisar as conclusões do relatório e as possíveis medidas a tomar para esclarecimento dos factos e apuramento de responsabilidades", lê-se no documento, que esclarece que estas eventuais atuações são independentes da ordem de trabalhos da assembleia-geral.

No documento, a administração da PT SGPS diz ainda que "é possível inferir que, caso se venha a comprovar que o Eng. Zeinal Bava tinha conhecimento das aplicações RioForte, que a Oi também teria conhecimento, pelo menos na pessoa do seu CEO [presidente executivo], da realização de tais investimentos".

Contudo, avança, "nesta data, estes factos não foram considerados provados e terão de ser objeto de análise complementar" pelo conselho de administração da PT SGPS.

A assembleia-geral de acionistas ficou agendada para 22 de janeiro, dias antes da reunião magna de obrigacionistas da Oi, marcada para 26 de janeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório