Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sistema financeiro vive "tsunami regulatório sem precedentes"

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) afirmou hoje no parlamento que o sistema financeiro europeu enfrenta "um tsunami regulatório sem precedentes", alertando para a necessidade de ponderar os impactos de cada medida nas instituições bancárias.

Sistema financeiro vive "tsunami regulatório sem precedentes"
Notícias ao Minuto

16:12 - 06/01/15 por Lusa

Economia Faria de Oliveira

"O setor bancário europeu enfrenta um tsunami regulatório sem precedentes", afirmou hoje Faria de Oliveira na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

O antigo banqueiro sublinhou que os objetivos do "novo quadro" regulatório europeu são "assegurar a estabilidade financeira (...) para proteger consumidores e evitar eventuais necessidades de intervenção do Estado" e disse que a ABP está "em total sintonia com estes objetivos".

No entanto, Faria de Oliveira deixou um alerta: "Na construção deste novo quadro, é fundamental ter em conta os impactos das medidas na economia, na sociedade e nas empresas do setor", uma vez que "o tsunami regulatório e o novo enquadramento em curso têm custos de implementação muito elevados".

Para Faria de Oliveira, é importante que os impactos de cada medida no setor bancário sejam "previamente avaliados", defendendo que cada medida deve ser "devidamente calibrada" e que "as capacidades de absorção e de execução por parte dos bancos não podem deixar de ser ponderadas".

Os deputados da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública estão esta tarde a ouvir a ABP, a Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) e o Banco de Portugal (BdP) a propósito da proposta do Governo para transpor para a legislação nacional diretivas europeias relativas ao Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório