Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Economia russa recua em novembro

A economia russa registou em novembro o primeiro recuo anual desde 2009, de acordo com estimativas do Governo, o que constitui um novo sinal da provável entrada em recessão do país.

Economia russa recua em novembro
Notícias ao Minuto

16:07 - 29/12/14 por Lusa

Economia Recessão

No seu relatório mensal divulgado hoje, o Ministério da Economia indica que o Produto Interno Bruto (PIB) registou uma baixa de 0,2% em novembro relativamente a outubro, após uma subida de 0,1% no mês anterior.

Em relação a novembro de 2013, o PIB caiu 0,5%, registando o primeiro recuo face ao ano anterior desde 2009.

O rublo perdeu mais de um terço do seu valor desde o início de 2014 e os efeitos da crise monetária sem precedentes em 15 anos de poder de Vladimir Putin fazem-se sentir cada vez mais.

O ministério atribuiu esta tendência ao abrandamento verificado na indústria transformadora, à baixa na atividade dos setores da construção, do comércio grossista e agricultura.

Para Ruslan Grinberg, diretor do Instituto Económico da Academia de Ciências, o recuo de novembro marca "o início de uma recessão" que se deve "às sanções (impostas por países ocidentais devido à crise ucraniana), à desvalorização da moeda e ao enfraquecimento dos investimentos causado pela paragem de alguns projetos de grande dimensão".

Oficialmente, o Governo prevê para o próximo ano uma redução de 0,8% do PIB após um crescimento de 0,6% este ano, mas o banco central e o Ministério das Finanças advertiram que a queda poderá ser superior a 4% se o barril de petróleo se mantiver em cerca de 60 dólares.

A moeda russa, que registou nos dias 15 e 16 deste mês a sua mais grave depreciação em 15 anos, recuperou depois, mas hoje ao início da tarde caía de novo, com o euro a valer 68,09 rublos (65,99 na sexta-feira) e o dólar a negociar a 55,76 rublos (54 na sexta-feira).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório