Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Hipermercados: um em cada quatro trabalhadores é temporário

Um em cada quatro trabalhadores dos hipermercados tem um contrato de trabalho temporário, dá conta o Jornal de Notícias.

Hipermercados: um em cada quatro trabalhadores é temporário
Notícias ao Minuto

11:24 - 27/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Comércio

Segundo o Jornal de Notícias, um em cada quatro trabalhadores ao serviço de grandes superfícies comerciais tem um vínculo contratual temporário.

No total, 26,4% dos trabalhadores, ou seja, 98,7 mil dos empregados registados em 2013 estava fora dos quadros da empresa para a qual trabalhava, sendo que 70,7% do total eram mulheres,

Para os sindicatos, o dado não traz qualquer “surpresa”, apesar de ser de lamentar que “nos super e nos hipermercados a precaridade seja exagerada”, comenta, ao JN, Jorge Pinto, coordenador da Direção Regional do Norte do CESP.

“Nem todas as empresas do setor têm a mesma taxa de precariedade, mas é um recurso persistente, sobretudo, por ocasião dos picos de venda, uma situação contra a qual temos vindo a lutar”, explica.

O setor do comércio, apesar de ter perdido de 2012 para 2013 cerca de 20 mil trabalhadores, viu ainda assim o seu volume de negócios aumentar, resultado que o sindicalista explica pelo facto de existirem “fortes campanhas para fidelizar clientes, com cartões e descontos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório