Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Depositantes obrigados a revelar destino do dinheiro

A Caixa Geral de Depósitos estabeleceu regras mais apertadas referentes à forma como são processados os depósitos. Qualquer quantia depositada em conta alheia responde agora a novas determinações, dá conta a TVI. Saiba o que mudou.

Depositantes obrigados a revelar destino do dinheiro
Notícias ao Minuto

12:20 - 26/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Banco

O banco do Estado alterou as regras no que toca a depósitos, o que faz com que existam agora apertados requisitos quando são depositadas quantias nas contas de outrem, dá conta a TVI. O que mudou? Nós explicamos.

Desde novembro, independentemente do montante a transferir, a Caixa passou a exigir a identificação do depositante, estando este ‘obrigado’ a facultar uma fotocópia do seu documento de identificação.

Também através da internet os movimentos ficaram mais apertados. Se a sua conta pertence à CGD e quiser fazer uma transferência terá de saber o nome do destinatário para que a operação seja validada.

Assim, o banco assegura que é possível identificar todos os depositantes e caso seja detetada uma situação suspeita o banco passa a ter toda a informação disponível e um histórico detalhado dos movimentos.

As novas regras foram implementadas por força do disposto no art. 22 do Aviso n. 5/2013 do Banco de Portugal, relativas ao controlo dos depósitos em numerário efetuados em contas de terceiro.

Já a exigência legal de identificação do beneficiário de transferência decorre do Regulamento N. o 260/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho de 14 de março de 2012.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório