Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Famílias investiram menos e levantaram mais poupanças

As famílias portuguesas investiram em novembro 505 milhões de euros em certificados de aforro e do tesouro, menos 41 milhões do que em outubro e resgataram 72 milhões de euros, segundo a agência que gere a dívida pública.

Famílias investiram menos e levantaram mais poupanças
Notícias ao Minuto

17:22 - 23/12/14 por Lusa

Economia Certificados

O boletim mensal da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) indica que entre janeiro e outubro foram investidos 2.255 milhões de euros em certificados de aforro e 2.409 milhões de euros em certificados do tesouro, tendo sido amortizados neste período 590 milhões de euros.

Em novembro, as emissões de certificados de aforro totalizaram 231 milhões de euros e as de certificados do tesouro 274 milhões de euro, abaixo do que o Estado arrecadou em outubro (282 e 333 milhões de euros, respetivamente).

Já as amortizações foram superiores: 68 milhões de euros no caso dos certificados de aforro, um valor idêntico ao de outubro, e quatro milhões em certificados do tesouro, acima do milhão levantado no mês anterior.

O saldo dos instrumentos de poupança desde o início do ano, atingiu em novembro, 16.665 milhões de euros, dos quais 11.972 milhões de euros correspondentes a certificados de aforro e 4.693 milhões a certificados do tesouro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório