Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

91% dos gastos em transportes vão para o automóvel

Dos 2.068 euros que cada português despende anualmente em transporte, mais de 91% é gasto com o carro particular. Uma prova de que os portugueses andam muito pouco de transportes públicos, apesar de sermos dos países da União Europeia onde mais se viaja de autocarro, indica o Jornal de Notícias.

91% dos gastos em transportes vão para o automóvel
Notícias ao Minuto

08:29 - 20/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Despesa

Do total que cada português gasta anualmente para se deslocar, 91,3% é despendido com o automóvel privado. O povo luso continua a optar por andar no seu próprio carro quando tem de se deslocar, apesar do elevado custo que isso implica.

Segundo o Jornal de Notícias, 2.068 euros é quanto cada português desembolsa por ano para ir de um lado para o outro. Destes, só 8,7% são gastos em transportes públicos.

Ao conforto que um veículo particular proporciona, alia-se o aumento do preço dos transportes, que pesa na balança e faz com que menos pessoas prefiram andar de comboio ou autocarro.

Este último – transporte rodoviário coletivo – é, ainda assim, o mais escolhido quando os transportes públicos são a opção e arrecada 5,2% do orçamento das famílias para este tipo de despesas.

Já o comboio - transporte ferroviário - fica-se pelos 1,9% da despesa total, talvez pelo aumento ainda mais abrupto dos preços dos bilhetes.

Lisboa, Porto e Madeira são as regiões onde mais pessoas andam de transportes públicos. No que toca aos gastos, a zona Norte e Centro assumem a posição cimeira, contrastando com os Açores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório