Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

A carta de Ricciardi que atira culpas ao primo Salgado

Cinco dias depois de Ricardo Salgado ter responsabilizado outros membros do Grupo Espírito Santo (GES) pela queda do BES, José Maria Ricciardi enviava uma carta do Banco de Portugal (BdP) descartando qualquer responsabilidade pelo colapso do banco. A missiva, a que o Diário de Notícias (DN) teve acesso, é data de 27 de maio deste ano e poderá indicar que o supervisor estava já nessa altura avisado do buraco existente na instituição.

A carta de Ricciardi que atira culpas ao primo Salgado
Notícias ao Minuto

07:45 - 09/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia BES

No dia em que os primos se deslocam ao Parlamento para serem ouvidos na Comissão de Inquérito ao BES, o Diário de Notícias revela o conteúdo de uma carta enviada por Ricciardo ao Banco de Portugal e na qual atira culpas ao primo, Ricardo Salgado.

Conta a publicação que no dia 27 de maio de 2014, José Maria Ricciardi desmentia Ricardo Salgado e refutava qualquer responsabilidade na queda do Banco Espírito Santo (BES). Numa missiva enviada ao Banco de Portugal (BdP), o presidente do BESI rejeitava os “erros” que Salgado, em entrevista ao Jornal de Negócios, dizia terem sido cometidos também por membros do Grupo Espírito Santo (GES).

A carta enviada ao regulador, e a que o Diário de Notícias (DN) teve acesso, Ricciardi explicava que as contas e movimentos financeiros feitos pelo Espírito Santo International, holding do GES, eram da responsabilidade de um “núcleo restrito” que estava sob a direção de Ricardo Salgado.

Além disso, destaca o jornal, a missiva revelava ainda que Ricciardi já tinha pedido, em novembro de 2013, um inquérito para que fossem apuradas as responsabilidades sobre a situação financeira e contabilista em que o grupo se encontrava. Este pedido nunca foi tornado público devido aos riscos que poderia trazer para a instituição.

De acordo com a publicação, esta carta poderá também indicar que o Banco de Portugal já teria sido alertado para o buraco existente no GES e no BES cerca de um mês antes de terem sido anunciados publicamente prejuízos de 3.500 milhões de euros (revelados nos dados do primeiro semestre deste ano).

Estas e outras questões poderão, ou não, ficar esclarecidas esta terça-feira. Recorde-se que, Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi vão estar presentes na Comissão de Inquérito ao BES, às 9h00 e às 15h00, respetivamente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório