Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Compras com multibanco desceram 6,1% até ao Natal

As compras feitas com cartão multibanco totalizaram 2.360 milhões de euros, entre 1 e 25 de Dezembro, menos 6,1% do que no mesmo período do ano passado, revelou esta quinta-feira a gestora da rede.

Compras com multibanco desceram 6,1% até ao Natal
Notícias ao Minuto

20:28 - 27/12/12 por Lusa

Economia SIBS

Este decréscimo foi acompanhado de uma redução no número das operações de compra, que caíram 8,4% na comparação entre este período de 2012 e o do ano anterior, totalizando 55,6 milhões de operações. O valor médio de cada compra foi de 42 euros.

Em relação aos levantamentos no multibanco, entre 1 de Dezembro e o dia do Natal, foram feitos 30,4 milhões de levantamentos num total de 2.036 milhões de euros, de acordo com os dados da SIBS. Estes valores significam um ligeiro crescimento em termos de número de operações (0,9%), mas uma queda de 1,7% no que diz respeito ao dinheiro total levantado.

O valor médio levantado nas caixas automáticas, em termos diários, foi de 67 euros.

De acordo com a gestora da rede multibanco, as comparações devem ter em consideração dois factores principais.

Por um lado, o número de dias úteis e de descanso é diferente nas duas primeiras semanas de Dezembro, entre 2012 e 2011, porque os feriados dos dias 1 e 8, este ano, ocorreram ao sábado.

Por outro, como refere a SIBS, há que ter em conta que as "alterações verificadas na aceitação de cartões de pagamento, nomeadamente por parte do Pingo Doce", estarão, "mesmo que marginalmente, a empolar a queda do número de compras, a sobredimensionar o crescimento do número de levantamentos e a rebaixar o valor médio por operação".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório