Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

PSD diz que não serão necessárias mais medidas de austeridade

O deputado do PSD Nuno Reis previu hoje serem desnecessárias mais medidas de austeridade ao analisar, no parlamento, os dados "positivos" da síntese de outubro da execução orçamental divulgados pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

PSD diz que não serão necessárias mais medidas de austeridade
Notícias ao Minuto

19:02 - 25/11/14 por Lusa

Economia OE2014

"São positivos. Apraz-nos registar que o Estado está a conseguir não apenas aumentar a receita fiscal por via das medidas de combate à fraude e à evasão fiscais, mas também reduzir a despesa. São números que confirmam o que tinha sido a execução de setembro e que nos permitem dizer, com satisfação, que o Estado português cumprirá as metas com que se comprometeu internacionalmente sem necessidade de mais medidas de austeridade", afirmou.

O défice orçamental das administrações públicas ascendeu aos 5.959,1 milhões de euros até outubro, um aumento de quase 1.950 milhões de euros face ao mês anterior, segundo a DGO, embora com uma melhoria de 1.841,6 milhões de euros face ao período homólogo.

"Quer em outubro de 2011, quer em junho de 2013, o Estado português conseguiu junto da União Europeia melhorar significativamente as condições do empréstimo que tinha contratado com a 'troika', o que resultou numa poupança acumulada de, salvo erro, 54.500 milhões de euros, entre 2013 e 2042", destacou o parlamentar social-democrata, quando questionado sobre o peso dos juros da dívida.

Nuno Reis lembrou ainda que "até o principal partido da oposição (PS), ultimamente, veio a admitir, que a solução para a dívida tem de ser sempre enquadrada em termos europeus e encarada com muita responsabilidade".

A DGO adiantou ainda que a receita fiscal líquida acumulada no Estado ascendeu a 30.282,2 milhões de euros, o que representa um crescimento de 6,8% face aos 28.345,9 milhões arrecadados no mesmo período de 2013.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório