Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ações da Mota-Engil África caem no primeiro dia na bolsa de Amesterdão

As ações da Mota-Engil África estão a cair 16% para os 9,65 euros, face ao valor de referência de 11,5 euros por ação a que começaram a negociar hoje de manhã na bolsa de Amesterdão.

Ações da Mota-Engil África caem no primeiro dia na bolsa de Amesterdão
Notícias ao Minuto

11:35 - 24/11/14 por Lusa

Economia Bolsas

Pelas 10:20 de Lisboa, mais de duas horas após o início da negociação na bolsa de Amesterdão, Holanda, (9:00 locais e 8:00 de Lisboa), tinham sido transacionados 16.425 títulos da subsidiária do grupo para o continente africano.

A Mota-Engil África decidiu solicitar a admissão das suas ações à negociação no mercado regulamentado gerido pela Euronext Amsterdam N.V., mas a entrada da empresa em bolsa não implicará uma venda de novas ações, o que só deverá acontecer em 2015.

"Não serão emitidas novas ações da Mota-Engil África nem haverá lugar a qualquer oferta pública ou particular de ações anterior ou simultânea à admissão", adiantou ao mercado.

O presidente executivo da Mota-Engil Africa, Gilberto Rodrigues, disse hoje na cerimónia de admissão à cotação que este passo representa "uma nova fase no desenvolvimento da empresa", que permite "reforçar a visibilidade nos mercados de capitais".

Na assembleia-geral da Mota-Engil de 27 de dezembro de 2013, foi distribuído aos acionistas da Mota-Engil SGPS 20% do capital da Mota-Engil África, tendo este dividendo ficado condicionado à cotação desta subsidiária numa bolsa europeia.

"O que se tentou em julho foi fazer isso em conjunto com o IPO (Oferta Pública Inicial) da Mota-Engil África mas, não tendo sido possível nessa altura, há sempre uma outra solução que é numa bolsa europeia cotar a Mota-Engil África só com a distribuição de dividendos", explicou recentemente o presidente do grupo, António Mota, à Lusa.

Assim, nesta fase, a Mota-Engil África será detida a 80% pela Mota-Engil SGPS e com 20% (do capital) distribuído pelos acionistas da Mota-Engil que tiveram direito a este dividendo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório