Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Dados macroeconómicos voltam a dominar as atenções

A semana que agora arranca vai ser marcada pela divulgação de diversos indicadores macroeconómicos, com o foco dos investidores virado ainda para os resultados de empresas europeias e norte-americanas e para os leilões de dívida de alguns países europeus.

Dados macroeconómicos voltam a dominar as atenções
Notícias ao Minuto

11:30 - 23/11/14 por Lusa

Economia Investidor

Logo na segunda-feira, vai ser libertado o indicador de sentimento empresarial alemão IFO que "deve revelar nova degradação no mês de novembro", antecipou à agência Lusa Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium investment banking.

No mesmo dia, o Banco Central Europeu (BCE) vai fazer o update semanal relativo à compra de obrigações hipotecárias ('covered bonds').

Na terça-feira, a Alemanha revela o valor final do crescimento da sua economia no terceiro trimestre. Em França, são divulgados os indicadores de Confiança Empresarial e na Indústria, de novembro. Espanha dará a conhecer o Índice de Preços no Produtor de outubro e o valor do Défice Orçamental dos 10 primeiros meses do ano.

Em Itália, vai ser apresentado o crescimento homólogo das Vendas a Retalho de setembro. Nos Estados Unidos (EUA), será divulgada a segunda estimativa do crescimento do PIB no 3º trimestre, "que se espera que seja ligeiramente mais baixa que a primeira (-20 pontos base para os 3,3%, em termos anualizados)", sublinhou Ramiro Loureiro.

Ainda no dia 25, vai ser libertado o indicador de preços de casas S&P/CaseShiller, que "deverá ter abrandado o seu ritmo de crescimento em 92 pontos base para os 4,65% no mês de setembro", segundo o especialista. Já o Índice de Confiança dos Consumidores norte-americano "terá, em novembro, subido dos 94,5 para os 95,8", assinalou. Ainda nos EUA, o Conference Board irá revelar o Leading Index e o Coincident Index da China para o mês de outubro.

No dia 26, vão ser apresentados os Indicadores de Confiança dos Consumidores para a França e Itália do mês de novembro. O Reino Unido vai divulgar o valor preliminar do PIB do terceiro trimestre que "deverá apontar para um crescimento económico sequencial de 0,7%", segundo Ramiro Loureiro.

Nos EUA vai ainda ser divulgada a evolução das Encomendas de Bens Duradouros em outubro.

"Ainda por terras do Tio Sam, serão conhecidas as variações do Rendimento e Gastos Pessoais de outubro, o indicador Chicago PMI de novembro, o valor final do Indicador de Confiança da Universidade de Michigan e ainda dados do setor imobiliário", avançou à Lusa o analista.

Já na quinta-feira, dia 27, Wall Street vai estar encerrada por comemoração do 'Thanksgiving' (dia de Ação de Graças).

Em Portugal, o INE irá divulgar o Índice de Confiança dos Consumidores e o indicador Clima Económico referentes a novembro.

"Espanha e Alemanha reportam o valor harmonizado da inflação de novembro, sendo que 'nuestros hermanos' divulgam ainda o valor final do crescimento económico no terceiro trimestre", salientou Ramiro Loureiro.

O Eurostat revela Indicadores de Confiança de diversos setores de atividade na Zona Euro (Indústria, Serviços, Consumidores, Empresários e Economia) relativos ao mês de novembro. "A Massa Monetária em Circulação (M3) na Zona Euro terá acelerado 10 pontos base na taxa de expansão homóloga de outubro para os 2,6%. O GfK deve sinalizar uma ligeira melhoria da confiança dos consumidores na Alemanha em dezembro", sublinhou o responsável.

Na sexta-feira, dia 28, face ao feriado do dia anterior nos EUA, a NYSE estará aberta apenas até às 13:00 locais, 18:00 em Lisboa.

O INE irá divulgar a variação homóloga de outubro da Produção Industrial e das Vendas a Retalho, bem como vai apresentar o valor final do PIB português no terceiro trimestre.

Já o Eurostat irá revelar a Taxa de Desemprego de outubro e a Taxa de Inflação de novembro, na Zona Euro. A variação homóloga de outubro das Vendas a Retalho na Alemanha e Espanha, do IPP de França e dos Gastos dos Consumidores gauleses também vão ser conhecidas neste dia.

Na madrugada de quinta para sexta-feira, o Japão irá revelar a Taxa de Desemprego, a Taxa de Inflação e a variação homóloga das Vendas a Retalho, da Produção Industrial e das Casas em Início de Construção, em outubro.

"O Brasil terá expandido apenas 0,1% em termos sequenciais no terceiro trimestre", frisou o analista do Millennium.

Ao nível de resultados, em Portugal, o foco vai estar voltado para a Mota-Engil (dia 27) e para a Portugal Telecom (dia 28).

Na Europa, as seguintes empresas vão divulgar as contas relativas aos primeiros nove meses do ano: Piraeus Bank, Zodiac Aerospace, Severn Trent e Coltuyt (25), Compass, United Utilities e Zalando (26), e Infeneon (27).

Nos EUA, vão ser as seguintes empresas a libertar resultados: Workday, Palo Alto Networks e American Realty Capital Property (24), HP, Analog Devices, Hormel Foods, Campbell Soup, Tiffany e Pall (25), e Deere (26).

Quanto a leilões de dívida pública, logo no dia 24, a França vai colocar 7,5 mil milhões de euros em dívida de curto prazo, depois, no dia seguinte, é a vez da Espanha fazer emissões de curto prazo (3 e 9 meses), no dia 26, a Alemanha vai buscar 4 mil milhões de euros a 10 anos, e no dia seguinte é a vez de Itália emitir dívida a 5 e a 10 anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório