Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT e a Zon anunciaram hoje o acordo onde ambas as empresas passam a deter 25% cada da Sport TV, ficando os restantes 50% nas mãos da Sportinveste, de Joaquim Oliveira.
Anteriormente, a Sport TV era detida em 50% pela Zon e a outra metade pela Sportinveste.
"A Zon irá reduzir a sua participação para 25% na Sport TV e receberá um encaixe financeiro de cerca de 46 milhões de euros", refere a operadora que está em negociações com a Optimus para uma fusão.
"A PT informa que chegou a acordo sobre um conjunto de transacções no final das quais deterá uma participação de 25% de uma 'joint-venture' composta pelas atuais Sport TV Portugal, Sportinveste Multimédia (SIMM) e PP TV - Publicidade de Portugal e Televisão, contribuindo com a sua participação de 50% na SIMM e investindo um montante líquido de até 21 milhões de euros via aumento de capital".
Esta transacção, refere a PT, "não dará origem a impactos contabilísticos materiais ao nível dos resultados consolidados" da operadora.
A formalização desta nova entidade está dependente da aprovação da Autoridade da Concorrência e da conclusão de algumas condições contratuais por parte das entidades envolvidas, nomeadamente a obtenção de financiamento autónomo pela Sport TV, refere a Zon.
"O acordo divulgado hoje traduzir-se-á em ganhos de eficiência na gestão dos direitos e apoiará a promoção do desenvolvimento quer da TV tradicional, quer das novas plataformas online e móveis de distribuição de conteúdos desportivos para todos os operadores, num contexto de uma maior convergência fixo/móvel", adianta a Zon.
Em comunicado, a Sportinveste adianta que a concretização dos acordos com a PT e Zon determinará "que a Sport TV Portugal passe a ser a detentora dos direitos de transmissão televisiva dos jogos da I e II Ligas de Futebol Profissional, que a PT entre para o capital social da Sport TV, detendo uma participação de 25%, e passando, portanto, esta última entidade a ser detida de forma tripartida pela Sportinveste, pela Zon e PT".
Além disso, o acordo prevê "que a Sport TV passe a actuar como uma plataforma responsável pela gestão dos direitos desportivos de TV e de multimédia (internet e móvel), para o mercado português".
A Sportinveste "congratula-se com a obtenção deste conjunto de acordos que crê aportarem importantes benefícios para a divulgação e promoção do desporto nacional".