Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Queda do BES foi "uma profunda deceção na minha vida"

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Faria de Oliveira, diz este domingo ao Público que ficou “chocado” e sofreu uma “profunda deceção” com a crise que levou à queda do império Espírito Santo.

Queda do BES foi "uma profunda deceção na minha vida"
Notícias ao Minuto

08:51 - 09/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Faria de Oliveira

“Devo dizer que, para além de ter ficado chocado, foi uma profunda deceção na minha vida. O BES era um banco conceituado e considerado no sistema, com um modelo de negócio ligeiramente diferente das outras instituições, extremamente agressivo”.

As declarações são de Faria de Oliveira, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos que acrescenta ainda, em declarações ao Público que só tomou conhecimento da solução a aplicar ao Banco Espírito Santo “poucas horas antes”.

“Não fomos formalmente ouvidos na matéria e quando tomámos conhecimento, mesmo assim, ainda procurámos saber por que não se utilizou a solução adotada com êxito nas outras situações [BCP, Banif, BPI, CGD]”, referiu.

Para Faria de Oliveira, “o sistema bancário, no seu conjunto, teria claramente preferido esta solução [o recurso à linha de recapitalização da troika] e a emissão de Cocos”.

Sobre a venda do Novo Banco, a instituição que resultou da divisão do Banco Espírito Santo em bom e mau, o responsável defende que “deve haver uma clara conciliação entre o momento da venda e a capacidade de valorizar o mais possível a instituição”.

“O que importa é que a gestão procure minimizar todos os custos do caso e fortalecer o mais possível a instituição”, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório